1 ano de Escutatório: programação especial de junho

Começou junho e, com ele, comemoraremos um ano do site escutatorio.com ! Fazer esse movimento de resgatar o que desse 1 ano foi possível realizar é uma forma de ressignificar o trabalho e o investimento feito nesse projeto. Assim, convidamos o leitor a participar desse momento apresentando uma programação especial que o time do site organizou.  

Nossa intenção com a programação especial de junho  é poder problematizar a escolha da tecnologia para transmitir ou falar sobre a Psicanálise. Percebemos que esta tem sido uma escolha frequente, não só por psicanalistas, mas que a internet  e  tecnologias  como   Skype, WhatsApp,  YouTube  também estão presentes  no fazer diário dos que se propõem a falar, produzir e transmitir conteúdo.

Diante disso, surgiu a ideia de convidarmos três profissionais com áreas de atuação distintas para colocar isso questão e, quem sabe, recolher elementos sobre este movimento tão contemporâneo. São eles: o jornalista Gabriel Vituri; o software engineer Caio Gondim e o psicanalista Christian Dunker.

Destacamos que estes convidados foram escolhidos, pois  – assim como o Escutatório – utilizam  a tecnologia como ferramenta em seu trabalho, seja para transmitir ou produzir um saber. Sabemos que a transmissão é um ponto importante para a Psicanálise, pois esta a compreende  de  uma   forma  bastante  particular. Por isso, nossa preocupação que os convidados não fossem somente psicanalistas, pois assim abre-se o debate a respeito das diferenças na compreensão do que é a transmissão. 


A partir disso, lançamos a pergunta aos nossos convidados:

 

O que você pensa sobre o uso da tecnologia na transmissão de um saber?

 

A ideia é que com esta pergunta, os convidados possam escrever e compartilhar suas opiniões, pontos de vista e pensamentos a partir do lugar que ocupam atravessados pelos saberes que escolheram como profissão sobre este tema tão atual e presente de forma íntima em nosso cotidiano.

Ao final do mês de junho, após a publicação das respostas dos convidados, iremos publicar um texto em nome do time do site com o intuito de continuar a construção feita pelos profissionais e propor uma costura das ideias, considerando os aspectos de cada escrita, os pontos relevantes, semelhanças e diferenças sobre a transmissão.

Desde já agradecemos aos convidados por terem topado participar desse projeto!

Contamos com a participação dos nossos leitores ! 

Time Escutatório