Dois anos de Escutatório: Isso não é psicanálise

A cada ano, no mês de junho, dedicamos um espaço de nossa programação para comemorar o aniversário do site.  É um exercício que nos permite construir questões sobre o que nos faz continuar investindo numa transmissão que passa pela escrita, mas não só.

Ano passado passamos pelo tema da tecnologia como ferramenta de transmissão e, desde então, já  estamos advertidas que a transmissão na psicanálise não está garantida a princípio. Ela se dá de forma inconsciente e acontece a partir de uma aposta feita a partir da ética psicanalítica. Na comemoração de 1 ano de site estávamos às voltas com a questão da transmissão e sua especificidade na psicanálise. Desde o início deste projeto dizíamos: O Escutatório é um site de psicanálise !

E hoje? Continuamos no tempo desta frase?

Nos sentimos convocadas a  tentar responder a isso, assim como a pensar os rumos do site e de nossa escrita através do saber enigmático que Magritte transmite em suas obras.

Este artista – considerado por alguns como surrealista – nos faz construir enigmas através da arte. Apesar de ser considerado como integrante do movimento surrealista; ocupou uma posição diferente dos surrealistas em vários momentos, inclusive, quando disse não ter sido influenciado pela psicanálise e que não tinha interesse nesse saber. 

Magritte dizia: "Minha arte não tem influência da psicanalise" ou "Isso não tem a ver com psicanálise ".  Assim também como escreveu: "Isso não é um cachimbo" ou ainda, "Isso não é uma maçã" em seus famosos quadros. Marcas características de seu trabalho.

Uma das contribuições de sua arte foi problematizar a imagem enquanto representação verdadeira. O cachimbo que enxergamos no quadro é uma representação dele e, portanto, nunca será o objeto em si. Algo fica de fora.

De volta as nossas questões quanto a escrita neste site e sobre a afirmação feita há um ano atrás "Esse é um site de psicanálise",  invertemos a lógica para  "Isso não é psicanalise".  Ao dizer isso, entendemos que esse é um site de Psicanálise, mas seu conteúdo não define o que ela é. Não a representa em sua totalidade.

O Escutatório é uma representação não-toda da psicanálise. E, só assim, é possível continuar nesta aposta de transmissão.

Neste mês de julho, além de comemorar os dois anos de site, faremos uma homenagem a arte de Magritte. Em cada post publicaremos uma obra feita por ele e um retorno à trechos de algumas publicações feitas por nós e por nossos convidados.